Flexera


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Otimização de licença de software = economia e conformidade de software Software é um dos principais itens em orçamentos de despesas com TI. Analistas do setor estimam que taxas de licença e manutenção de software representam de 20 a 35% do gasto total com TI das empresas. Aplicativos de desktop e servidor dos principais fornecedores: Microsoft®, IBM®, Oracle®, SAP®, Symantec™ e Adobe®, não são apenas estratégicos aos negócios, eles também representam a grande maioria dos gastos com software de uma empresa. Para empresas de tecnologia, aplicativos de engenharia de fornecedores como Autodesk, Cadence Design Systems e The Mathworks, para citar apenas alguns, são ativos críticos que impulsionam a produtividade e o tempo de colocação no mercado. A abordagem de gerenciamento desse portfólio de ativos de software é geralmente imatura e local, em vez de global, e frequentemente envolve planilhas ou outros métodos específicos.


A falta de processos maduros de gerenciamento de ativos de software expõe as empresas a responsabilidades de auditorias de software e gastos excessivos em licenças e manutenção. É necessário ter uma solução de Otimização de licença de software que permita às organizações controlar custos e reduzir riscos associados a ativos de software. O FlexNet® Manager Suite para Empresas oferece um conjunto abrangente de produtos que permitem às organizações gerenciar aplicativos de software e otimizar licenças para softwares generalizados de desktop e servidor. As organizações também conseguem manter a conformidade de licenças de software e automatizar processos críticos para aprimorar a eficiência operacional da TI.


A solução da Flexera Software permite que organizações alcancem economias de custo contínuas de até 30% por ano em seus gastos com software. Níveis de maturidade de otimização de licença de software A maturidade de otimização de licença de software inicia no Nível 1 (veja a figura a seguir), no qual organizações entendem quais ativos de hardware e de software possuem instalados no ambiente, porém provavelmente não estão realizando a reconciliação de licenças em relação a compras. Organizações no Nível 2 não contam com processos e ferramentas de SAM para gerenciamento contínuo de seus ativos, e geralmente estão em um modo reativo. Elas podem ser capazes de reconciliar manualmente compras em relação a instalações, para determinar sua posição de licença em relação a determinados fornecedores. Esse é um processo demorado, o que significa que geralmente não estarão continuamente em conformidade, daí é o gerenciamento “pontual” que se relacionará a auditorias de software, alinhamentos anuais e renovações de contratos. Ferramentas de gerenciamento de ativos de software tradicionais (SAM) se concentram em identificar o software e o hardware instalados em um estado, e podem importar registros de pedidos. Porém, ferramentas de SAM tradicionais geralmente não fornecem a biblioteca de SKUs necessária para vincular automaticamente registros de inventário a compras, ou fornecem suporte de inventário em todas as máquinas Windows, Linux, UNIX e virtuais.